Confira a retrospectiva de 2024 das fake news
Se você recebeu uma mensagem falando sobre o envio de Pix errado, fique ligado. O Boatos.org alerta para este novo tipo de golpe.
Análise
Na era da tecnologia, todo cuidado é pouco. Assim como todas as gerações precisaram se adaptar e aprender a utilizar as novas tecnologias, os bandidos também não ficaram de fora. Hoje, vamos falar sobre mais uma destas táticas.
Golpistas estão usando o PIX e o mecanismo MED para enganar pessoas. Para tanto, bandidos estariam enviando dinheiro para pessoas desconhecidas e, posteriormente, enviando mensagens, solicitando a devolução da transferência de PIX que teria sido feita por engano.
Depois que a pessoa devolve o dinheiro, os bandidos abrem uma reclamação no MED, alegando fraude e recebem o estorno do dinheiro. Dessa forma, os golpistas recebem o valor duas vezes e a pessoa que fez a devolução fica no prejuízo.
Checagem
Para aprofundar o caso, vamos responder a algumas questões. São elas: 1) Como se dá o golpe do Pix errado? 2) O que fazer se alguém entrar em contato com você dizendo que enviou um Pix errado? 3) Houve um caso real de uma tentativa de golpe do Pix errado?
Como se dá o golpe do Pix errado?
Nesse golpe, bandidos enviam uma quantia em dinheiro para contas desconhecidas. Posteriormente, eles entram em contato com as vítimas solicitando a devolução, alegando se tratar de uma transferência errada. Quando a vítima devolve o dinheiro, os bandidos abrem uma notificação no mecanismo MED e informam que sofreram um golpe. Com isso, o Banco Central devolve a quantia para os bandidos e penaliza a vítima.
O mecanismo MED é uma ferramenta do Banco do Brasil que visa facilitar a devolução do dinheiro em casos de golpe. Se você for vítima de um golpe ou fraude, pode registrar a reclamação no seu banco até 80 dias após a transferência. A partir daí, o banco vai analisar se o caso é contemplado pelo MED. Se a instituição entender que o caso pode fazer parte do MED, ela vai bloquear todos os recursos da pessoa que supostamente aplicou o golpe.
Posteriormente, o banco inicia uma investigação que dura até 7 dias. Se a instituição concluir que não houve falha ou golpe, os recursos da conta da pessoa são desbloqueados. Mas se a investigação concluir que se trata de uma ação ilícita, a vítima recebe o dinheiro de volta em até 96 horas. O MED também pode ser usado em casos de falha, por exemplo, quando você envia um PIX duplicado.
O que fazer se alguém entrar em contato com você dizendo que enviou um Pix errado?
Existem duas possibilidades. A primeira delas é que a pessoa realmente tenha se enganado e enviado uma transferência errada. A segunda é a tentativa de aplicação do golpe do PIX. Nos dois casos, existe uma forma correta para fazer a devolução do dinheiro.
Quando você recebe um PIX por engano e precisa estornar o valor, você precisa acessar as informações da transferência e clicar em “devolver o dinheiro” ou “devolver total ou parcial”. Quando você seleciona essa opção, o dinheiro é devolvido automaticamente para a conta que fez a operação. Dessa forma, o banco identifica que você fez a devolução do dinheiro. Além disso, sempre é importante verificar todas as informações e nunca enviar o dinheiro para outra conta (mesmo que a pessoa tenha pedido)
Houve um caso real de uma tentativa de golpe do Pix errado?
O homem informou que fez uma transferência errada e pediu para que o professor fizesse a devolução do dinheiro. Porém, o professor não estava conseguindo realizar a ação. Quando ele conseguiu, percebeu que, além da sua devolução, o próprio banco também tinha retirado mais R$700 da sua conta.
Em entrevista, a instituição financeira informou que o homem havia solicitado um MED Pix, alegando ter sido vítima de uma fraude. Quando o professor foi confrontar o homem pelo WhatsApp, o golpista debochou da situação e bloqueou o professor. Segundo a vítima, o banco está investigando a situação.
Conclusão
Golpe ⚠️
O pedido de transferência após o envio de um suposto PIX errado pode ser um golpe. Um professor do Paraná denunciou a situação, após ter sido vítima do golpe e perdido R$700. Entretanto, é preciso ter cautela. Nem todos os pedidos de devolução são criminosos. Às vezes, as pessoas erram e tudo bem.
Porém, existe uma maneira correta para fazer a devolução. Você precisa acessar os dados da transferência original e clicar em “devolver o dinheiro” ou “devolver total ou parcial”. Não faça transferências diretas e nem envie dinheiro para outra conta. E em caso de ser vítima desse golpe, informe imediatamente o seu banco e registre um boletim de ocorrência.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).