Boato – Facebook será fechado para manutenção nos dias 29, 30 e 31 de fevereiro de 2014. Não adianta tentar fazer o login.
Para algumas pessoas, estar desconectado é um pesadelo. Imagine então se elas recebessem a informação que o Facebook seria desligado para manutenção. Pois é justamente isso que aconteceu no início de janeiro de 2014. Um “alarmante” aviso começou a percorrer a rede social e dava conta que o Facebook sofreria uma paralisação entre os dias 29, 30, e 31 de fevereiro de 2014.
O site ficaria fora do ar para que fossem feitas algumas atualizações e manutenções preventivas. No texto (compartilhado milhares de vezes, inclusive em várias línguas), constava o seguinte:
“ATENÇÃO! Facebook vai ser encerrado para manutenção de fevereiro 29-31! Facebook quer que você compartilhe essa mensagem com pelo menos 15 de seus amigos para a melhor chance de alertar a todos. Muitas pessoas vão tentar fazer o login de 29 de fevereiro a 31, apenas para encontrar o local fechado para aqueles dias sem nenhum aviso.”
Não é necessário um grande esforço para perceber que o objetivo dos autores deste aviso é não perder a oportunidade de uma boa piada. Além de possuir todas as características próprias do hoax (alarmista, sem fontes e com erros de ortografia), não há a possibilidade do Facebook funcionar nos dias citados porque estes dias simplesmente não existem.
O mês de fevereiro vai somente até o dia 28 e, nos anos bissextos, até o dia 29, o que não é o caso de 2014. Mesmo se estivéssemos em um ano bissexto, os dias 30 e 31 nunca existirão neste mês do calendário. Mesmo assim, a notícia foi repassada por muita gente, tanto com a intenção de colaborar com a piada, quanto para ajudar os “desavisados”. Esse site da empresa de segurança Sophos fala do assunto.
Leitores de boa memória podem recordar que não é a primeira vez que o Facebook é alvo de “conspirações” do gênero. Vale lembrar a publicação do “Weekly World News” de outubro de 2012 (se você não leu, veja aqui), que viralizou no mundo inteiro anunciando que Mark Zukeberg iria encerrar a rede social em março de 2013. Tudo não passava de uma balela.
Em resumo: querendo ou não que o Facebook termine, isso não deve acontecer (ao menos não tão cedo). Essa é mais uma daquelas histórias que vale pelo próprio aprendizado que podemos extrair dela: devemos ser mais seletivos com aquilo que lemos e compartilhamos na internet. Então, toda cautela e atenção são sempre bem-vindas.