Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Mensagem que diz que sua conta no Facebook violou padrões e será bloqueada é golpe

Mensagem que diz que sua conta no Facebook violou padrões e será bloqueada é golpe

Recebemos reclamações de que sua conta no Facebook violaram nossos padrões, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Contas do Facebook serão bloqueadas em 24 horas por violação de padrões e exigem que usuários acessem um link suspeito.

Análise

Mensagens que prometem vantagens ou ameaçam bloqueios em contas de redes sociais são comuns no ambiente digital. Muitas vezes, elas se disfarçam de notificações oficiais para enganar usuários desavisados e aplicar golpes. Um dos artifícios mais usados é apelar para o medo ou urgência, como o bloqueio imediato de uma conta, por exemplo.

É justamente esse o contexto de uma mensagem que está sendo disseminada entre usuários do Facebook. O alerta, que tem aparência de uma notificação da Meta, diz que a conta do usuário violou padrões da comunidade, que será bloqueada em 24 horas e que, para evitar isso, é preciso acessar um link de “suporte” fornecido no próprio aviso. Leia o conteúdo que está circulando:

*Recebemos várias reclamações de que sua conta e página do Facebook violaram gravemente nossos Padrões, Termos e Políticas da Comunidade. *Para proteger os usuários, o sistema bloqueará automaticamente sua conta permanentemente nas próximas 24 horas. *Se as informações acima estiverem incorretas, entre em contato conosco para verificar as informações e continuar usando esta conta. Entre em contato com o suporte: https://accountsupportsecurity.ubp

Checagem

A mensagem em questão causou preocupação entre usuários, que temem perder o acesso às suas contas. Diante disso, vamos responder às seguintes questões: 1) A mensagem que fala “Recebemos várias reclamações de que sua conta e página do Facebook violaram gravemente nossos Padrões, Termos e Políticas da Comunidade” é real? 2) O que acontece se você entrar no site da mensagem? 3) O que fazer se sua conta e página na rede social tiver algum problema com políticas?

A mensagem que fala “Recebemos várias reclamações de que sua conta e página do Facebook violaram gravemente nossos Padrões, Termos e Políticas da Comunidade” é real?

Não. A mensagem não foi enviada pelo Facebook ou pela Meta, mas sim por golpistas que tentam se passar pela plataforma para enganar usuários. Trata-se de uma técnica conhecida como phishing, onde os criminosos criam conteúdos falsos para tentar roubar informações sensíveis. A própria central de ajuda do Facebook alerta sobre esse tipo de golpe e indica que notificações reais jamais exigem que o usuário clique em links externos suspeitos. Veja o que está escrito:

O Facebook nunca perguntará sua senha em um email ou enviará uma senha como anexo. Às vezes, fraudadores criam emails falsos que parecem ser do Facebook. Esses emails costumam se parecer com: Notificações de solicitações de amizade, mensagens, eventos, fotos e vídeos. Alegações falsas de que você não seguiu nossos Padrões da Comunidade e, se for uma empresa, de que não está em conformidade com os Padrões de Publicidade da Meta, as Políticas Comerciais e outras políticas e termos.

Avisos de que algo acontecerá com sua conta se você não a atualizar ou realizar determinada ação. Alegações ou ofertas que parecem boas demais para ser verdade (como ganhar uma Loteria do Facebook). Aqui estão algumas formas de verificar se um email é realmente do Facebook. Se um email ou mensagem do Facebook parecer estranho, não abra o email nem nenhum anexo.

Denuncie para [email protected] ou por meio dos links de denúncia que aparecem no Facebook. Se você é uma empresa, acesse a página inicial do suporte para empresas para ajudar a verificar se existe algum problema com suas contas empresariais. Saiba mais sobre a página inicial do suporte para empresas. Saiba o que fazer se alguém enviar uma mensagem que deixe você desconfortável e o que fazer caso alguém que afirma ser um representante da Meta entre em contato.

O que acontece se você entrar no site da mensagem?

O site fornecido no aviso falso é malicioso e pode servir para diferentes tipos de crimes digitais. Ao clicar no link, o usuário é levado para uma página que imita o visual oficial do Facebook e pede que ele forneça dados de login.

Uma vez que esses dados são digitados, eles vão diretamente para os golpistas, que podem roubar a conta e utilizá-la para aplicar novos golpes. Além disso, o site pode conter scripts que instalam malwares no dispositivo. O portal Malwarebytes já detalhou esse tipo de golpe com exemplos muito semelhantes ao caso de hoje.

O que fazer se sua conta e página na rede social tiver algum problema com políticas?

Se você recebeu uma notificação oficial da Meta dentro da própria plataforma (e não por links externos), é possível consultar os detalhes em suas configurações e, em alguns casos, recorrer da decisão. No entanto, é importante destacar que o suporte da empresa costuma ser limitado.

Inclusive, páginas legítimas como a do próprio Boatos.org já foram banidas sem possibilidade de defesa, mesmo com a alegação de que a página respeitava as diretrizes. Em casos legítimos, o melhor é seguir diretamente os canais oficiais da Meta e nunca clicar em links enviados fora da plataforma.

Conclusão

A mensagem que afirma que sua conta do Facebook será bloqueada por violar os padrões da comunidade é um golpe de phishing. O conteúdo é enviado por criminosos com o objetivo de roubar dados de acesso dos usuários. O link fornecido na mensagem é falso e pode comprometer seriamente a segurança da sua conta.

Golpe ⚠️

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)