Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Corrente que aponta que arquivo com fotos do terremoto no Marrocos chamado Seismic Waves Card é falsa

Corrente que aponta que arquivo com fotos do terremoto no Marrocos chamado Seismic Waves Card é falsa

Seismic Waves Card, arquivo com fotos do terremoto no Marrocos, é um vírus no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Arquivo chamado Seismic Waves Card, com fotos do terremoto no Marrocos, é um arquivo que vai hackear o seu telefone em 10 segundos.

  Análise

No contexto do terremoto do Marrocos, está circulando em redes sociais uma mensagem que aponta o WhatsApp está com uma “nova ameaça”. Ele seria um arquivo chamado Seismic Waves Card. De acordo com a mensagem, seriam fotos do terremoto marroquino que hackeariam o seu telefone em 10 segundos.

No final, o texto ainda pede o compartilhamento da mensagem e um pedido para que não se abram as tais fotos do terremoto marroquino. Leia o texto que está circulando, principalmente, no WhatsApp:

Confira o desmentido em vídeo:

Eles vão enviar algumas fotos do terremoto marroquino no WhatsApp. O arquivo se chama Seismic Waves CARD, não abra nem veja, ele hackeará seu telefone em 10 segundos e não poderá ser interrompido de forma alguma. Compartilhe as informações com sua família e amigos. NÃO ABRA.

A mensagem tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português, o pedido de compartilhamento e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem a informação.

Sobre o histórico, também não há muita animação: já desmentimos fake news sobre vulcão no Chile, Covid-19 na Argentina, vírus Martinelli que se utilizam exatamente do mesmo texto que está circulando na web.

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos desmentir as seguintes informações: 1) É verdade que existe um arquivo chamado Seismic Waves Card sobre o terremoto no Marrocos que vai hackear o seu celular? 2) Algum arquivo deste tipo tem capacidade de hackear o celular em 10 segundos? 3) O que é Seismic Waves Card e ele tem relação com o Marrocos?

É verdade que existe um arquivo chamado Seismic Waves Card sobre o terremoto no Marrocos que vai hackear o seu celular?

Não é verdade. Ao buscar pelo conteúdo, nada encontramos em fontes confiáveis sobre o tal arquivo (ou qualquer outro) hackear o seu telefone em 10 segundos. A mensagem, aliás, assim como outras fakes, “brotou” em redes sociais. Além disso, não há como o que está descrito na mensagem ocorrer.

Algum arquivo deste tipo tem capacidade de hackear o celular em 10 segundos?

Não pode. Na realidade, os arquivos de imagem (JPG. e PNG.) não têm capacidade de hackear no WhatsApp. A única forma de realizar essa “tarefa” seria apenas com um link para um site malicioso. Não é o caso.

O que é Seismic Waves Card e ele tem relação com o Marrocos?

Para responder a esta pergunta, apelamos para uma ferramenta de inteligência artificial. A resposta foi a seguinte: “Seismic Waves Card é um aplicativo de sismologia desenvolvido pelo Laboratório Nacional de Los Alamos (LANL)”. Ao buscar no Google, pelo conteúdo, nada encontramos de muito relevante (sequer encontramos a informação dada pela IA). Pode ter certeza que, após a publicação deste conteúdo, nos tornaremos uma das principais referências no assunto.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que haja um arquivo chamado Seismic Waves Card e que ele é um arquivo que vai hackear o seu telefone em 10 segundos. Trata-se de uma nova versão de uma fake news antiga que sempre circula na web.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm