Boato – A sua CNH está vencida e que você precisa entrar com um recurso em um site GOV pagando uma taxa.
Análise
Infelizmente, as mensagens por SMS (outrora valiosas para a comunicação) têm poucas utilidades (como a confirmação de códigos para acessar alguns serviços). Mais do que isso, a forma de comunicação tem sido explorada para a aplicação de golpes.
A última das histórias que tivemos acesso aponta para uma suposta mensagem vinda do Detran em que a pessoa estaria com a CNH vencida e precisaria entrar em um site para fazer a regularização.
Ao entrar no site, a pessoa se depara com uma página em que é pedido o CPF. Depois, ela é instada a pagar uma taxa no Pix para regularizar. Leia o texto contido no site em questão:
Sua CNH vencida recurso https://recursosdetran.co/4nuTp Por questões de segurança, confirme as informações abaixo: Informamos que o sistema integrado de multas validou uma infração cometida e não contestada a tempo junto ao DETRAN. Caso não seja regularizado até a data 28/11/2024 a CNH será suspensa.
Data da Infração: 14/05/2024. Status: VENCIDA Regularize agora para manter sua CNH Regularizar IMPORTANTE: O não pagamento da taxa até o prazo determinado, ocasionará na SUSPENSÃO DEFINITIVA da sua CNH. R$168,70 Gerar Pagamento
Checagem
A mensagem foi enviada em massa para diversos números e, é claro, deixou algumas pessoas preocupadas. Por isso, estamos aqui para desmentir este golpe respondendo às seguintes questões: 1) A intimação que fala sobre CNH vencida e regularização é verdadeira? 2) O que acontece se você seguir todos os passos da mensagem que fala de CNH vencida? 3) Como fazer a regularização sem cair em um golpe?
A intimação que fala sobre CNH vencida e regularização é verdadeira?
Não. Estamos diante, assim como em outros casos, de um golpe que está sendo aplicado via SMS. O próprio governo federal já veio a público desmentir a história falsa. Leia o que consta na página oficial no site Gov.br:
Golpistas estão simulando avisos de entrega e alertas de suspensão de Carteira Nacional de Habilitação e enviando links maliciosos que oferecem risco a usuários. O GOV.BR não envia links para usuários. Toda comunicação de atualização de processos é realizada no site da plataforma ou no aplicativo GOV.BR. O Governo Federal não envia links para usuários do GOV.BR.
A conta Gov.BR é uma identificação que comprova em meios digitais que você é você. Com ela, você se identifica com segurança na hora de acessar serviços digitais. Ela é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros.
Vale lembrar que a extensão “.br” caracteriza os sites brasileiros na internet. O Governo Federal não hospeda sites e sistemas usando extensões estrangeiras. Se você receber algum link mencionando uma política pública ou ação do governo que a home page não termine em “.br”, você pode estar diante de uma ameaça virtual. Então, não clique.
O que acontece se você seguir todos os passos da mensagem que fala de CNH vencida?
Primeiro, você vai entrar no site e terá que colocar o seu CPF (que será cruzado com o banco de dados dos golpistas). A partir daí, você recebe uma tela com a confirmação de algumas informações sobre você (como o nome da mãe) e o aviso que você tem uma pendência. A partir daí, é pedido o pagamento em Pix.
É aí que mora o golpe. A partir do momento em que você fizer o pagamento em questão, os golpistas vão pegar a sua grana e, simplesmente, sumirem.
Como fazer a regularização sem cair em um golpe?
Nunca é enviada uma notificação falando que você tem multas (muitas vezes, ela é descoberta quando você precisa renovar os documentos do carro ou de motorista). De acordo com o Gov.br (esse, sim, o verdadeiro), as pessoas podem emitir uma guia para pagamento no Portal de Multas do DNIT. Porém, é preciso ter alguns dados.
Conclusão
Se você recebeu uma mensagem em SMS falando sobre uma multa a ser paga em um site, desconfie. Se não for o endereço Gov.br, saiba que se trata de um golpe.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).