Uma fala infeliz de Evo Morales causou um turbilhão na internet. No meio desse “aumento, mas não invento”, o Boatos.org vai explicar o caso para vocês.
Nos últimos dias, o Boatos.org recebeu diversos pedidos de leitores para apurar a história que aponta que o presidente da Bolívia, Evo Morales, teria planos de invadir o Brasil para defender o governo de Dilma Rousseff e o Partido dos Trabalhadores no caso de golpe militar.
Junto aos pedidos de apuração, os leitores nos enviaram um vídeo da Telesur no qual Evo Morales faz um discurso inflamado justamente falando em defesa “da democracia” e que colocar as Forças Armadas da Bolívia se fosse preciso. Nas nossas apurações, chegamos à conclusão de que Evo Morales realmente deu essa declaração infeliz. Assista no vídeo abaixo (em espanhol):
Normalmente, nós do Boatos.org ignoramos a pauta quando isso acontece. Temos como principal missão desmentir informações falsas e nesse caso poderíamos confundir vocês ao falar que a história é verdadeira. Porém, resolvemos escrever o texto para explicar o que há de verdade e mentira na história da invasão de Evo Morales ao Brasil. Então, vamos aos fatos:
1) Evo Morales falou sobre golpe de estado no Brasil
O vídeo e a matéria da Telesur comprovam que Evo Morales realmente fez uma defesa pública de Dilma e do Partido dos Trabalhadores. Talvez até ele esteja desinformado achando que há alguma chance de golpe de estado no país, mas sim ele falou sobre o assunto.
2) Evo não falou em invasão ao Brasil e nem em militares
Assistimos muitas vezes o vídeo de Evo Morales e em nenhuma vez ele fala sobre golpe militar. O que ele chama de “golpe de estado” seria o impeachment de Dilma (o que só poderá acontecer por vias legais e aí não seria golpe). Também não falou nenhuma vez em invadir o Brasil.
3) Mesmo que tivesse “golpe”, Evo não invadiria o país. Se invadisse, perderia feio
Apesar de ter falado “com orgulho” sobre “defender a democracia”, mesmo que ocorresse um golpe militar Evo não conseguiria fazer nada com o Brasil. Esse texto da Revista Mundo Estranho aponta que o efetivo boliviano tem 25 mil homens. Muito menor do que o do Brasil, que é no mínimo dez vezes maior. Evo não seria louco (ou burro) de entrar em uma guerra dessas.
4) Não haverá golpe militar no Brasil
Um detalhe: não há a mínima chance de golpe militar no Brasil. Apesar de uma minoria barulhenta pedir a volta dos militares ao poder, é improvável que isso aconteça. Até os próprios militares acham improvável que isso aconteça como é possível ver o que foi dito no encontro de generais da reserva.
Concluindo: Evo Morales falou sobre o Brasil e defendeu Dilma publicamente. O resto é balela, exagero e lenha na fogueira.
Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Alder Silva, Neiva Camargo e Marcia Barth . Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.