Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Balela: voluntários fazem greve e FIFA busca bolsistas do PIBIC para Copa

Balela: voluntários fazem greve e FIFA busca bolsistas do PIBIC para Copa

Voluntários da Copa ameaçam greve, diz notícia falsa
Voluntários da Copa ameaçam greve, diz notícia falsa

Boato – Seguindo o ritmo de greve no Brasil, os voluntários para Copa do Mundo decidiram cruzar os braços. Para substituí-los, a FIFA vai contratar estudantes do PIBIC.

O tema greve e Copa do Mundo têm sido recorrentes no Brasil no mês de maio de 2014. Só na semana do dia 20, rodoviários de São Paulo e policiais de diversos locais do país resolveram cruzar os braços. A mobilização das categorias fez com que surgisse na internet a informação de que até os voluntários da Copa do Mundo entrariam em greve.

De acordo com o site Diário Pernambucano, 12 mil pessoas que seriam voluntárias para a Copa do Mundo resolveram cruzar os braços após assembléia em Brasília. A notícia ainda diz que, se a greve realmente acontecesse, a FIFA iria tomar medidas cabíveis. A alternativa seria convocar estudantes com bolsas de iniciação científica do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) para trabalhar na Copa.

O texto ainda diz que Ronaldo fez a convocação pelo Twitter e que o trabalho na Copa do Mundo poderia ser inclusa no Curriculum Lattes dos universitários. Leia trechos do texto que circula na internet:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Voluntários da Copa entrarão em greve e FIFA ameaça substituí-los por estudantes de PIBIC

Após a greve da PM em Pernambuco e sob a ameaça iminente de greve policial em todo o território nacional, um surto de consciência de classe vem tomando os voluntários da Copa que passam doravante a exigir remuneração aos seus esforços doados ao mega evento internacional da iniciativa privada. A catarse sindical instantânea suscitada entre lideranças espontâneas do voluntariado já começa a incomodar a FIFA, uma vez que 12.000 pessoas já estão incumbidas do controverso trabalho não-remunerado.

Caso a greve tome corpo, a FIFA tomará medidas cabíveis. Além do desligamento de todos os grevistas, haverá recrutamento de estudantes das universidades federais brasileiras que, sem bolsa, se amotinam fazendo pesquisas de forma voluntária através do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). “Não se faz Copa assalariando peões. Que venham os universitários, voluntários por excelência”, afirmou Ronaldo Fenômeno em sua conta no Twitter.

Se você é bolsista voluntário do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e se interessa pela vaga, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) assegura que jogos da Copa do Mundo poderão ser inseridos no Currículo Lattes.

A notícia, de tão curiosa, acabou ganhando as redes sociais. Um pouco de atenção e você percebe que ela é falsa. Primeiramente, é só dar uma buscada no Twitter de Ronaldo Fenômeno e você não verá nenhuma postagem relacionada com o que foi dito na matéria.

Além disso (e com certeza o argumento mais forte), o caráter do site que é fonte das notícias aponta para a balela. O Diário Pernambucano é um dos espaços mais tradicionais de notícias falsas da web no país. Só aqui no Boatos.org já falamos do caso da pastora Suzane Von Richthofen e da brincadeira que acabou em morte no Recife.

Resumindo, é tudo mais uma brincadeirinha. Se você é bolsista do PIBIC, não precisa ficar com medo de perder as suas férias na época da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Agora se você é voluntário, mãos à obra.